sábado, 3 de abril de 2010

ENTREVISTA COM O TERAPEUTA OCUPACIONAL BRITÂNICO DAN JOHNSON



1)Apresentação: Nome Completo, Idade, Cidade, País

Dan Johnson, 30 anos, Manchester, Inglaterra


2)Aonde você se formou? Em quantos anos?

Em graduei University of Salford em 3 anos.


3)Você fez Especializações, Pós, Mestrado ou Doutorado após a graduação?

Não.


4)Há quanto tempo você é TO?

Fazem 7 anos.


5)Em quais lugares você trabalha/trabalhou?

Num hospital geral (ortopedia, reabilitação, pacientes que sofreram AVC, medicina geral e acidente e emergência) e um grupo comunitário de saúde mental.


https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEimHbY3U39soYrfz8HQxEsQ-S1EEexVA2pID3gpD1-74qKnCx8-7rPsGbYphuRrFNM13UdS9nT8bFBBgk7cSCj44f4J51UCTYsowvJ2kntLw46NBcLijEO4gXerH5fNB0Pd-cdXNiEh78hk/s1600/Peel_Building_University_of_Salford.jpg

Foto: Fachada da Universidade de Salford


6) Como é o sistema público de saúde no seu país? Ele é universal?


O sistema de saúde do Reino Unido é muito bom, ele é gratuito a todos os residentes do país, e todos os pacientes hospitalizados tem o direito de uma avaliação de TO se pedirem. Se uma pessoa está em casa ( e não no hospital), ela pode obter uma avaliação de TO através de uma remessa de seu medico ou do serviço social.


7) Como é o trabalho do TO no sistema público de saúde?

Os TO’s são respeitados tanto na saúde mental quanto em hospitais gerais. Existem alguns TO’s que trabalham para o setor privado, mas o trabalho não é muito bem compreendido pelo público em geral.


8) Quando você fala que é TO para alguém, a maioria das respostas é:

( X ) Ein?

( ) Ah, legal, já ouvi falar!


9) Qual a área em que o s TO’s de seu país mais trabalham?

Em hospitais gerais e em serviços de saúde mental.


10)Dentro de tudo aquilo que você conhece de TO no seu país há muita parceria dos TO’s com os outros profissionais de saúde?

Sim, os TO’s trabalham junto a outros profissionais a todo momento, especialmente em hospitais e em serviços de saúde mental.



https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiTBPmYzT4nyFlDuRHuIqyHK_wJpP0eYQfEWv6xqlQUR9ocmhP7ocRH2skBJxKjD-OzsdHsdhIMog_9B7y4IlEcjcbO48EqNYyH0KUsBlqLVwHZfeDwAZ7_wUFh5a11-aTQfUjFsqsBeujI/s1600/Law+School+in+the+Lady+Hale+Building.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjbAjwBWcghDBNGW6NLd1TNaEo4wz1SyCldHzWVGaVAxqJYCPOfB_hlfxq0iLTunC9lyU-LWrE_UtEqPJojSFQXmr-VDPJrouLP-TnugT-RJhEGd4P32DEK5Aj_1vE7QVNQsWV4AqLdgTcw/s1600/2185762589_23317fa972.jpg

Fotos: Prédio conhecido como Lady Hale Building/ Universidade de Salford



11)Qual é o seu salário de TO aproximadamente? Ele é considerado bom para o seu Estado? E você, o considera suficiente para viver?

O salário de um TO inicia com 19 mil libras no Reino Unido. Sim, o salário é muito bom, mas sempre poderia ser melhor! Ele é definitivamente suficiente para se viver.


12)Quais são as especialidades da TO em seu país de que você tem conhecimento?

Eu trabalhei em nas áreas de medicina geral, reabilitação pós-AVC, acidente e emercência, ortopedia, e saúde mental severa.



13) Quais são as tendências atuais na reabilitação do seu país, em outras palavras, quais as especialidades que estão em maior demanda para os TO’s?

Mais TO’s estão trabalhando na “lei” ( INSS), escrevendo relatórios de acidente do trabalho, em “job centers” auxiliando as pessoas a voltar ao trabalho e também nas areas de atuação comum da TO em hospitais.


14) Porque você escolheu se tornar um terapeuta ocupacional?

Pelas condições de trabalho flexíveis e uma imensidão de variedades de trabalho e eu posso exercitar minha criatividade em algumas áreas.


Para ver fotos e conferir os relatos completos de Dan sobre suas experiências como T.O. no Vietnam e na Romênia visite:


www.daninvietnam.blogspot.com

www.otdaninromania.blogspot.com


Dan está disposto a responder suas perguntas. Caso você tenha alguma escreva-lhe (em inglês) no seguinte email: danjohnson485@hotmail.com ou encaminhe sua dúvida para o email do CATO (catoufpr3@gmail.com) para que possamos fazê-la.


Realização: Centro Acadêmico de Terapia Ocupacional da UFPR

CATO UFPR

Gestão TÔ na LUTA/ 2010


Informe: este material foi produzido para que você possa conhecer mais e melhor a profissão de Terapia Ocupacional e demandou dedicação dos realizadores para ser concretizado. Por favor, não o altere ou divulgue-o sem a autorização prévia do CATO UFPR – Gestão TÔ na LUTA/2010.

Gratos,

Equipe do CATO

2 comentários:

  1. Opa, vou pro Reino Unido!!! Demanda de saúde do trabalhador! rsrs...
    Muito legal a entrevista!

    Letícia Rocha
    7º Período

    ResponderExcluir
  2. Aeeee, Inglaterra here I go!

    Vlw CATO pela entrevista, mail mandado pro tal do Dan
    ;D

    Elton Luis Alves
    Indo pro 7º período!
    o//

    ResponderExcluir